Com mais de 8 mil atendimentos projeto da Alego conta com apoio de mais de 20 instituições
A cidade de Rubiataba foi palco, neste sábado (data), da segunda edição do Programa Deputados Aqui, iniciativa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que levou serviços gratuitos e ações sociais a mais de 8 mil pessoas em um único dia. O evento, que contou com a participação de mais de 20 instituições, ofereceu desde emissão de documentos e consultas médicas até regularização fundiária, reforçando o impacto das políticas públicas no interior do estado.
Serviços e estrutura
Realizado em um trecho arborizado da Avenida Caraíba, o programa mobilizou até o Núcleo Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Lincoln, que abrigou parte dos atendimentos. Às 8h, filas já se formavam para serviços como emissão de carteira de identidade, consultas oftalmológicas e assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO). Esta última ofereceu desde processos de divórcio e guarda até retirada de segunda via de certidões.
A saúde foi destaque: o Sesc Visão realizou 500 exames oftalmológicos, com entrega de 300 óculos gratuitos. Já a castração de cães, iniciada na sexta-feira, atendeu animais de rua e pets da população.
Impacto local e presença política
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), ressaltou a importância do programa: “O que temos que fazer nesta vida é servir. O público aqui presente paga nossos salários”. Ele destacou a entrega de escrituras gratuitas pela Secretaria de Regularização Fundiária e a doação de 1 mil mudas de árvores.
O evento movimentou a economia local, lotando hotéis e restaurantes. O Panelão do Gugu, do deputado Gugu Nader (Avante), serviu 5 mil refeições, incluindo o almoço do casal Severino e Sueli Simplício, que aproveitaram consultas médicas e resolveram pendências documentais. “Atendimento nota 10”, elogiou Severino.
Investimentos anunciados
Autoridades presentes, como o prefeito Padre Weber (PSD) e deputados estaduais e federais, anunciaram benefícios para Rubiataba:
- R$ 997 mil para reforma do Hospital Municipal, incluindo um centro cirúrgico batizado em homenagem ao médico Paulo Eduardo Prado, falecido em 2020;
- Emendas para construção de uma praça e recapeamento de vias;
- Projetos de infraestrutura e social via Sebrae, Saneago e secretarias estaduais.
Próxima edição
A iniciativa segue para Goianésia no dia 29 de março, mantendo o objetivo de descentralizar serviços e fortalecer o acesso da população às políticas públicas.
Com informações da Agência Assembleia de Notícias
Deixar uma Resposta