10º DIGO recebe inscrições de filmes

10º DIGO recebe inscrições de filmes
10º DIGO recebe inscrições de filmes

O evento está previsto para acontecer de 12 a 15 de dezembro, no Cine Ouro

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás realiza mais uma edição, em 2024. O evento está previsto para acontecer de 12 a 15 de dezembro, no Cine Ouro. As inscrições de filmes com temática LGBTQIA + podem ser feitas até o dia 15 de novembro no site do festival (https://digofestival.com.br/)

“Natal da Diversidade: Um Natal Diferente, Colorido e para Todos os Corpos” é o tema desta edição do DIGO. As inscrições são gratuitas e podem participar produtores profissionais ou amadores, desde que o tema dos filmes abarque questões voltadas à comunidade LGBTQIA + e que tenham sido produzidos a partir de 2023. A 10ª edição do festival conta com o patrocínio da Lei Federal Paulo Gustavo.

De acordo com o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, realizar o festival em dezembro é algo inusitado. “A expectativa é criar uma experiência revolucionária para aqueles que, muitas vezes, enfrentam o preconceito e não passam o Natal com suas famílias. Teremos momentos natalinos que promovem respeito e amor verdadeiro, criando uma ilha de pedagogia cultural onde todos são aceitos como pessoas”, explica.

“O público do festival abrange todos os amantes do cinema, incluindo, aqueles que frequentam festivais em geral e têm interesse na cultura. Buscamos atrair todas as letras da diversidade por meio de mesas de debate, feiras e oficinas, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Além disso, fazemos parcerias com universidades e instituições para trazer públicos diversos, incluindo pessoas da periferia e pessoas com deficiência. O DIGO é um espaço de aprendizado, luta e valorização da diversidade”, destaca Cristiano Sousa.

Nesses quatro dias da 10ª edição do festival, o público vai poder assistir atrações drags de nível nacional. O evento conta com um júri internacional e terá palestras especiais sobre a importância do Projeto de Lei (PL) n.º 2046/2024, que visa garantir respeito à diversidade sexual e de gênero no ambiente de trabalho. Além das mostras competitivas, o DIGO contará com muitos shows especiais, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Trajetória

O DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás ao longo de sua existência já exibiu mais de mil filmes. Além disso, realizou mais de 40 apresentações artísticas englobando espetáculos teatrais, performances, exposições, lançamentos de livros e oficinas. Quatro edições foram feitas de modo independente, sem patrocínios, porém com o trabalho e o esforço de dezenas de voluntários.

Segundo Cristiano Sousa, o mais importante do evento é propor discussões para a melhoria de vida da comunidade LGBTQIA +. Afinal, Goiás está no ranking entre os estados que mais morrem pessoas dessa comunidade e o Brasil também ocupa essa triste posição globalmente. “É vital que as pessoas entendam a necessidade de respeito e que, como cidadãos, pagamos impostos e merecemos eventos e ações que abordem essas questões, que podem, de fato, salvar vidas”, finaliza.