Arianne Cândido propõe Centro de Referência Infantojuvenil para combater casos de abuso sexual em Goiânia

Arianne Cândido propõe Centro de Referência Infantojuvenil para combater casos de abuso sexual em Goiânia
Arianne Cândido propõe Centro de Referência Infantojuvenil para combater casos de abuso sexual em Goiânia

Olho: Arianne Cândido pontua a necessidade de um espaço especializado para acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Matéria: Defensora das mães e da infância, Arianne Cândido, candidata a vereadora pelo União Brasil, propõe trazer o Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) para Goiânia que ganhou destaque em meio ao aumento preocupante dos casos de violência contra crianças e adolescentes na capital. Entre 2019 e 2023, foram registradas 22.567 notificações de vítimas de violência em Goiânia, desse total, 3.422 casos se referiam a violência sexual, com 2.542 dos registros envolvendo menores de 20 anos, conforme dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

A proposta do CRAI visa unificar os serviços de apuração e atendimento às vítimas, evitando o deslocamento por diversas instituições e proporcionando um ambiente acolhedor. “É essencial que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a um atendimento que facilite a comunicação e a recuperação emocional. O centro irá concentrar todos os serviços necessários para um atendimento eficiente e digno”, afirma Arianne em entrevista à reportagem.

O modelo de atendimento já se mostrou eficaz no Rio Grande do Sul, onde são registrados cerca de 27 casos de violência contra crianças e adolescentes diariamente, com 25% deles de natureza sexual. Entre 2018 e 2020, o estado contabilizou 29.320 casos de violência, sendo 6.659 relacionados a abuso sexual, segundo dados do Ministério da Saúde. A experiência gaúcha serve como referência para a implementação do centro em Goiânia, que pode ajudar a reduzir esses números alarmantes na capital.

A proposta de Arianne, que concorre sob a legenda 44044, é um dos compromissos de sua campanha, que foca na proteção das crianças e adolescentes. “Precisamos agir agora, não apenas para cuidar das vítimas, mas também para prevenir novas situações de violência. É uma questão de responsabilidade social e moral”, conclui a candidata.

A iniciativa de Arianne Cândido promete ser um passo importante no fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes goianienses, contribuindo para um futuro mais seguro e acolhedor.