Se você tem mais de 16 anos e gosta de teatro e de literatura, não perca a oportunidade de se matricular nas oficinas criativas de teatro do “Pop-Up em Cena”, que une teatro de animação e literatura com oficinas gratuitas de criação baseada em livros interativos
A literatura e teatro expandindo seus limites através da formação de atores/criadores, a exemplo de uma parceria inédita que promete movimentar os palcos cênicos e a imaginação de muitos amantes da arte, do teatro e da literatura. O “Pop-Up em Cena”, chega a Goiânia com três laboratórios de criação para o teatro de formas animadas, além de uma residência artística com o objetivo de criação de um exercício cênico ao final do processo. A programação é dedicada à pesquisa, experimentação e criação cênica, e acontecerá por três semanas, ao longo do mês de agosto, entre os dias 13 e 31, sempre de terça à sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados das 9h às 12h, na Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico.
As produtoras Jambo&Jambú (GO) e YuriGami (SP) estão à frente do projeto “Pop-up em Cena”, cujo foco é a experiência com livros interativos, também conhecidos como Pop-up, se apresentam como um dispositivo dramatúrgico, abrindo para possibilidades de jogos relacionais entre atores/atrizes, objetos de cena e o espaço, assim como a conexão com outras linguagens artísticas e as novas tecnologias, entre outras perspectivas de pesquisas acerca das formas contemporâneas do Teatro de Animação.
A formação está dividida em três módulos: Livros Pop-Ups na cena de Teatro de Animação, com orientação de Liana Yuri (SP); Corpo e voz na cena de Teatro de Animação, com orientação de Milton Aires (GO); e Escritas dramatúrgicas na cena de Teatro de Animação, com orientação de Daniel Viana (SP).
Segundo seus realizadores, o “POP-UP EM CENA” tem o propósito de formar novos atores/pesquisadores e criadores para a cena, com base no teatro de formas animadas e a literatura interativa, que pode ser encontrada nos livros do tipo Pop-up.
Milton Aires, que é um ator e produtor paraense radicado em Goiás, e um dos idealizadores do projeto, explica: “O projeto ‘POP-UP EM CENA – Laboratório Expandido de Criação’ propõe a pesquisa e a experimentação artística de forma prática. E isso acontecendo a partir de livros que já têm como característica a interação física com o leitor, que são as obras do tipo Pop-up, muito apreciados pela literatura infanto-juvenil, justamente por criar uma experiência em três dimensões, daquela história que se deseja contar, saltando literalmente aos olhos e às mãos o enredo e seus personagens. O que propomos é ampliar ainda mais essa narrativa visual, enriquecendo tanto a literatura quanto o teatro de animação, enquanto linguagens artísticas capazes de inventar os mais diversos mundos e criaturas fantásticas. No caso, corpo e voz entram como mais e novos elementos para essas histórias.”
Participe de um ou dos três módulos práticos
Os laboratórios convidam os participantes a investigar as possibilidades de criação cênica na linguagem do Teatro de Formas Animadas, da visualidade da cena ao texto e corpo do artista. As pessoas interessadas podem participar de um ou dos três cursos ofertados.
No primeiro módulo, “Livros Pop-Ups na cena de Teatro de Animação”, com orientação de Liana Yuri (SP), o trabalho partirá da materialidade de construção e experimentação dos Pop-ups, que são livros onde as imagens pulam para fora, portas se abrem e os leitores são convidados a interagir. Nestas aulas serão criados livros com as técnicas do Origami, Kirigami e da engenharia de papel, já colocando essas obras em prática na cena.
O segundo módulo, “Corpo e Voz na cena de Teatro de Animação”, com orientação de Milton Aires (GO), haverá a experimentação da criação cênica através do teatro de formas animadas, a partir da exploração corpo e voz que os estudos contemporâneos da dança e do teatro convocam. O propósito é estudar a criação de cena em conexão com os dispositivos de ação dos livros interativos pop-ups.
No terceiro e último módulo, “Escritas Dramatúrgicas na cena de Teatro de Animação”, com orientação de Daniel Viana (SP), serão desenvolvidas noções de observação e leitura crítica de narrativas para o teatro de animação, além da ampliação do campo de expressão, através de um processo participativo, analisando alguns princípios dramatúrgicos, porém mais centrado na exploração das ideias e multiplicidades de formas de escrita cênica e na relação com o objeto na cena.
Ao final dos três módulos estão previstas outras duas ações, que são uma aula-espetáculo e uma mediação de leitura para crianças. As datas, locais e formas de participação destes dois atos serão divulgados em breve.
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