A empresa Shimadzu Excellence in Science, do estado de São Paulo, desmentiu o vereador de Trindade, Édson Cândido, que havia afirmado em vídeo que o aparelho de raio-X localizado no prédio que abrigará o novo Centro de Especialidades Médicas na região leste do município estava “jogado, com acesso para todos” e amedrontando a população com um possível incidente semelhante ao ocorrido em Goiânia em 1987, com o Césio-137. A declaração foi publicada na última quinta-feira (25/07).
“Afirmamos que o aparelho não contém fluido químico ou qualquer substância que comprometa o local armazenado e que, em hipótese alguma, produzirá energia radioativa ou oferecerá algum tipo de contaminação a quem manuseá-lo”, declarou a empresa. A Shimadzu Excellence in Science também informou que a emissão de raios-X só é possível com o equipamento ligado e após o comando dado pelo usuário.
A Secretaria Municipal de Saúde de Trindade repudiou as declarações do vereador Édson Cândido, esclarecendo que o aparelho não estava jogado. “Quando o vereador chegou ao local, o equipamento estava desembalado e a sala aberta, pois estava em manutenção com um técnico presente. Após a manutenção, o aparelho foi embalado e a sala trancada”, finalizou a secretaria.
A secretaria de saúde lamenta profundamente que tais declarações venham de uma pessoa sem a mínima qualificação para tratar de assuntos técnicos e relevantes para a saúde pública. “Este ato baixo e politiqueiro demonstra total desrespeito com a verdade e com a seriedade das questões de saúde que afetam a população.”
Medidas judiciais serão tomadas, uma vez que se trata de um assunto de interesse público, e a disseminação de informações falsas sobre a segurança de equipamentos de saúde pode ter sérias consequências. “A defesa dos interesses e da segurança da comunidade é nossa prioridade, e tomaremos todas as ações necessárias para proteger a integridade das informações e a saúde pública,” afirmou a secretaria.
Deixar uma Resposta