Prefeito Rogério Cruz reabre Museu de Arte de Goiânia

Prefeitura reabre Museu de Arte de Goiânia

Local, que recebeu obras de reparo e manutenção, volta a atender o público de terça a domingo. “Nosso MAG guarda arquivos importantíssimos, obras renomadas, e diz muito sobre a história de Goiânia, ressalta prefeito Rogério”
 
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reabriu na noite desta terça-feira (2/7) o Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, no Setor Oeste. Com a presença do prefeito Rogério, o evento, que integra as comemorações dos 82 anos do Batismo Cultural da cidade, contou com abertura da exposição nacional Mulheres na Gravura Brasileira, além do lançamento da edição especial do projeto ArteDoor e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

“Desde o início da nossa gestão investimos muito na Cultura. Hoje é mais um dia especial para a cidade, porque o nosso MAG guarda arquivos importantíssimos, obras renomadas, e diz muito sobre a história de Goiânia. Estou muito feliz em poder participar e contribuir com esse momento e com a cultura na nossa cidade, ressaltou o prefeito durante a solenidade.

Com funcionamento somente interno e administrativo por alguns meses, o MAG recebeu reparo nas instalações elétrica e hidráulica e pintura, e as obras das exposições permanentes passaram por restauro e limpeza.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Eduardo de Souza, reabrir o MAG foi um grande anseio por parte da comunidade e da classe artística que a Secult atendeu. “É um prédio muito antigo, que requer recorrentes intervenções e cuidados constantes. É um local cheio de memórias da nossa cidade e nada mais certo do que reabrir na semana do Batismo Cultural de Goiânia”, destacou.

Exposição
A exposição “Mulheres na Gravura Brasileira” traz nomes importantes como Regina Kartz, Maria Leontina, Maria Bonome, Anna Letycia, Dineia Dutra, Fayga Ostrower, entre outras.  Essas mulheres, entre muitas outras, contribuíram de maneira fundamental para a gravura brasileira, enriquecendo-a com suas visões únicas e ampliando os horizontes dessa forma de arte. Elas não apenas conquistaram seu espaço em um meio predominantemente masculino, mas também abriram caminho para futuras gerações de gravuristas, transformando a cena artística do Brasil.

ArteDoor
Em sua reabertura, o MAG recebe a exposição ArteDoor, edição especial pelo Batismo Cultural. O projeto é realizado por meio da parceria entre Secult e Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV)No total são 82 obras, 20 projetadas virtualmente e 62 expostas fisicamente no MAG. Todas elas serão impressas em 82 outdoors espalhados pela cidade durante o mês de julho. 

“É um momento muito especial, por isso que nós fizemos esse esforço de reabrir o museu com duas belas exposições”, afirma o diretor técnico do MAG, Antônio da Mata.

Sobre o MAG
Inaugurado no dia 20 de outubro de 1970, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) funcionou nos seus primeiros tempos na Praça Universitária. Destinado às artes visuais, o MAG foi transferido para o Bosque dos Buritis em 1981. Centenas de obras, de diferentes linguagens artísticas, compõem o seu acervo, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e muitos. 

O horário de funcionamento do MAG é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, domingo e feriados das 8h às 18h.

Prefeitura reabre Museu de Arte de Goiânia Foto: Jackson Rodrigues