Prefeito do Recife, João Campos, sugeriu a Rogério que adote modelo do projeto de amplo alcance social, que, de pronto, acatou a ideia
A convite do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o prefeito Rogério (Solidariedade) conheceu neste sábado (29/6) uma das seis unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz), com o objetivo de replicá-lo para ampliar o alcance dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Goiânia.
Ao agradecer a João Campos pela recepção, Rogério destacou não só a estrutura da unidade, como também o atendimento à comunidade. “É uma satisfação estar com você e ver de perto a estrutura deste complexo e os serviços oferecidos aos recifenses. Achei formidável”, afirmou.
Ao prefeito do Recife, Rogério falou de sua experiência em Angola, Moçambique e África do Sul. “Eu tive a oportunidade de morar na África e conheci a necessidade, a fundo, das pessoas mais vulneráveis. Estar à frente da gestão de uma capital como Goiânia nos estimula a desenvolver projetos como o Compaz, porque também temos pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam do amparo do poder público”, pontuou.
Para Rogério, a população de Recife recebe dignidade das mãos de João Campos. “Quando olhamos para as pessoas e garantimos dignidade, temos o carinho e o afeto das pessoas. Foi isso que vi aqui hoje, porque você entrega dignidade a elas”, disse. “Quero o Compaz em Goiânia. Já conversei com seus engenheiros, que já se comprometeram em elaborar o modelo do projeto, porque o meu desejo é de levar atenção às pessoas”, pontuou, citando um dos programas sociais de sua gestão: o Renda Família Mais Mulher, instituído em plena pandemia para assistir famílias em situação de vulnerabilidade social.
João Campos agradeceu ao prefeito Rogério pela visita para conhecer o Compaz, o qual define como “fábrica de cidadania”, e que já foi premiado pela Organização das Nações Unidades (ONU). “Estamos mostrando que aqui no Recife temos uma política pública não só que foi premiada pela ONU, mas, sobretudo, que foi reconhecida pela população por envolver crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, com equipamento de qualidade, com esportes, assistência com serviços, entre outros”, ressaltou, informando que o modelo já foi replicado por outros municípios do país.
Ao final do encontro, João Campos sugeriu que o prefeito Rogério adotasse o modelo do Compaz em Goiânia. “Vamos levar esse modelo de projeto do mangue para o Cerrado”, propôs. De pronto, Rogério respondeu que aceitaria a ideia. “Conhecer uma estrutura como esta, premiada mundialmente, e hoje inaugurando mais uma unidade, totalizando seis, é motivo para parabenizá-lo, João Campos. Por isso fiz questão de vir a Recife para conhecer de perto o projeto, para que nós possamos o ter como exemplo na nossa capital”, destacou.
O prefeito recifense destacou o reconhecimento de Rogério ao projeto, salientando que políticas públicas como a rede Compaz precisam ser compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa. “Você me disse uma palavra que vou levar comigo. João disse pra mim: do mangue para o cerrado, uma aliança que nasceu pra todos”, afirmou Rogério.
Transformar vidas
Cada estrutura do Compaz oferece serviços e atendimentos à população, com cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros.
A rede Compaz também disponibiliza à população acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Há contação de história, apresentações musicais, circenses, e teatrais, rodas de diálogo com abordagem de assuntos como racismo, combate às drogas, homofobia e violência contra a mulher.
Deixar uma Resposta