Entre os dias 31 de maio e 02 de junho, a Vila Cultural Cora Coralina será palco para o Elysium – Encontro Goiano de Jogos e RPG. Com entrada gratuita, o evento contará com palestras, oficinas, lançamento, mesas de RPG e espaço para exposição com o propósito de ser um amplo espaço para hobbistas se encontrarem, jogarem e também conhecerem obras literárias e de cultura geek. O público também terá à disposição mais de 20 opções de jogos de cartas, tabuleiro e estratégia para se divertir.
“A ideia é incentivar uma série de atividades que não estão ligadas ao meio eletrônico. Estamos afastando um pouco as pessoas de celular, rede social e computador para elas se olharem nos olhos, fazerem novas amizades e praticarem algumas habilidades relevantes, como o desenvolvimento da criatividade, o companheirismo e a cooperação”, conta Eduardo Kolody, um dos produtores culturais à frente do evento.
Ele, que também é doutor em História, ainda destaca que o RPG, de maneira geral, estimula a leitura e, em muitos casos, faz com que as pessoas se interessem por aspectos culturais que estão ligados àquele jogo. “Sem contar que ainda resgata hábitos antigos da história da humanidade, como sentar em coletivo com outros seres humanos para contar histórias. O diferencial é que o RPG geralmente é um jogo colaborativo, onde todo mundo pode ser protagonista ao mesmo tempo”, complementa.
O Elysium – Encontro Goiano de Jogos e RPG acontecerá das 10h às 21h, na sexta-feira (31); das 9h às 18h, no sábado (1º); e das 9h às 17h, no domingo (2). O evento é organizado por membros da Confraria dos Mestres, grupo que reúne mestres de RPG e designer de jogos há quase duas décadas em Goiânia, e conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás de 2023, por meio do Edital 6 de Fomento à Cultura Digital e Jogos.
Palestras
A programação contará com palestras de Wolney Borges, Gustavo Doo, Edgar Franco e Eduardo Kolody sobre criação de personagens, desenvolvimento de imagens de personagens e cenários utilizando Inteligência Artificial e criação de universos ficcionais, respectivamente.
Membros da Confraria dos Mestres também promoverão um bate-papo sobre o que é RPG e seus usos possíveis como ferramentas lúdicas, mas também interessantes para a exploração da criatividade, da socialização, sua utilização em ambientes educacionais e o desenvolvimento de habilidades e competências que podem ser atiçadas pelo RPG.
Para participar, basta comparecer no dia e horário da atividade desejada. A programação detalhada está disponível no instagram @encontroelysium
Oficinas
Quatro oficinas serão ministradas durante o evento, de forma gratuita. A programação começa na sexta-feira (31) com a oficina de ilustração de personagens, do escultor, artista plástico e ilustrador Cinésio Oliveira. No mesmo dia, o designer de jogos e mestre em Educação pela UNESP Rafael Vasques (SP) ministrará a oficina sobre LARP e RPG na Educação Escolar, que mostrará como o universo lúdico e criativo dos jogos de RPG pode ser utilizado em sala de aula.
Já no sábado (1º), Cinésio ministrará uma oficina de Diorama, onde os participantes conhecerão algumas técnicas de criação de maquetes realistas para jogos de mesa, tais como RPG, boardgames e wargames. Por fim, no domingo (02), Renata Ghizzi e Amanda Mushroom, do Instituto Arte e Inclusão (INAI), ministrarão a oficina de Improvisação Cênica, voltada especialmente para PCDs. Os interessados podem se inscrever em https://linktr.ee/encontroelysium, enquanto houver vagas.
Lançamento
No sábado (1º), das 9h às 18h, também será promovida uma mesa de exibição e teste para compor o lançamento do board game goiano Biomas: Cerrado, criado pelo ilustrador, designer gráfico e game designer Thiago Bastos, também conhecido como Tintreiro. O jogo conta com uma didática simples e acessível e é destinado a dois jogadores, que disputam para se tornarem renomados estudiosos do Cerrado, aprendendo sobre seus animais, árvores e frutos.
A proposta é que cada jogador torne-se um estudioso para disputar pelos locais de melhor estudo na região. Isso por meio de um baralho de ações único de cada jogador, que irá definir a ordem de jogar, seus movimentos e a quantidade de cartas que consegue estudar. O intuito do jogo é montar conjuntos de 3 cartas do mesmo tipo, sendo todas iguais, ou todas diferentes.
Bate-papos virtuais
Como parte da programação do Elysium, já está no ar um bate-papo virtual com José Noce, renomado desenvolvedor de jogos por trás do estúdio Macunaíma Games, sobre as vantagens dos RPGs minimalistas. Para ilustrar suas ideias, Noce traz como exemplo o seu RPG infanto-juvenil de fantasia medieval “Pequenos Aventureiros”, que utiliza uma abordagem simples e divertida para apresentar o universo dos jogos de RPG para crianças de 6 a 12 anos. Uma entrevista online com Mark Rein-Hagen, autor e produtor americano conhecido por escrever o livro Ars Mágica e a série de livros Vampiro: A Máscara, também será realizada e disponibilizada em breve em linktr.ee/encontroelysium.
Deixar uma Resposta