“Local possui alto índice de construções verticais, o que o torna adensado por veículos e pedestres, além de ser polo gastronômico que intensifica procura do bairro em horário de pico. “Nossos engenheiros de trânsito desenvolveram esse modelo justamente para melhorar trafegabilidade para quem passa por essas vias, por isso há convicção técnica para realização do novo ordenamento”, afirma secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), iniciou, nesta sexta-feira (24/5), obras de melhorias viárias no Setor Marista, Região Sul da Capital. O projeto, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Seinfra), tem objetivo de desafogar e gerar fluidez aos condutores que trafegam pela região, por meio de um novo reordenamento viário com semaforização, sentido único de circulação e restrição de estacionamento em alguns pontos para gerar mais fluidez no local.
O secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, explica que o projeto vem sendo estudado há cerca de cinco meses pela equipe de Engenharia de Trânsito da pasta. “O Setor Marista possui alto índice de construções verticais, o que o torna adensado por veículos e pedestres, além de ser um polo gastronômico que intensifica a procura do local em horário de pico. Os nossos engenheiros de trânsito desenvolveram esse modelo justamente para melhorar a trafegabilidade para quem passa por essas vias, por isso há convicção técnica para realização desse novo ordenamento”, explica.
Marcelo explica que o trabalho foi iniciado no feriado para gerar o menor impacto possível no trânsito local e deve ser concluído . “O prefeito Rogério tem sido atuante nessa questão. Mexer no trânsito da capital é algo muito sensível, por isso, é preciso coragem para enfrentar os gargalos, e essa gestão tem tido a coragem de ir aos pontos de conflitos com projetos que destravem o trânsito. Essa é a gestão que tem enfrentado de frente as questões viárias de Goiânia, estudado e colocado em prática projetos importantes de reordenamento do fluxo”, afirma.
“Na Rua 141, por exemplo, teremos restrição de estacionamento a partir da Rua 145 até o cruzamento com a Avenida 85, e com isso aumentaremos a caixa da via com três faixas de circulação. A 1.127, entre a 137 e Rua 136, é outro ponto importante do projeto que também teremos restrição de estacionamento para criação de quatro faixas de circulação”, explica o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia.
De acordo com ele, assim como nas demais obras, agentes de trânsito irão orientar os condutores nos primeiros dias. Além disso, os mesmos poderão se orientar pelo aplicativo de navegação Waze, que estará atualizado com o novo reordenamento viário do local.
Veja como ficará o trânsito após a conclusão do projeto
Sentido único de circulação
- Alameda Dom Emanuel (continuação da Rua 146) – Entre a Rua 1.128 e Avenida 136: Sentido Sul/Norte
- Rua 1.127 – Entre a Rua 137 a Rua 1.128: Sentido Norte/Sul
- Rua 148 – a partir da Rua 139 a Avenida 136: Sentido Norte Sul
- Rua 137 – A partir da Rua 148 até o cruzamento da Rua 146: Sentido Oeste/Leste
- A partir do cruzamento da Rua 146, a Rua 137 tem sentido duplo de circulação
Retirada de terceiro tempo semafórico
- Avenida 136 x Rua 1127
Retirada do semáforo e implantação de rotatória
- Rua 137 x Rua 146
Implantação de semáforos
- Rua 139 x Rua 146
- Rua 139 x 148
Restrição de estacionamento
- Rua 141 – a partir da Rua 145 até o cruzamento com a Avenida 85: Restrição de ambos os lados
- Rua 1.127 – entre a Rua 137 e Avenida 136: Restrição de ambos os lados
- Alameda Dom Emanuel (continuação da Rua 146) – entre a 1128 e Rua 137: Restrição de ambos os lados
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