Maio Azul: Goiânia se ilumina contra a automedicação

Goiânia aderiu à campanha nacional de conscientização pelo Uso Racional de Medicamentos (URM) no mês de maio e coloriu monumentos de azul e/ou verde. O Centro Cultural Oscar Niemeyer, a antiga Estação Ferroviária de Goiânia, o viaduto Latif Sebba, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e a sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) fazem parte da corrente azul que se estendeu por todo o Brasil e coloriu até o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A campanha promovida pelo Sistema CFF/CRFs juntamente com o Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (BrCast) segue o lema “o uso responsável protege o nosso futuro” e visa conscientizar a sociedade sobre os riscos associados ao uso indiscriminado de medicamentos, particularmente os antimicrobianos.

Dados de pesquisa realizada pelo CFF em parceria com a IQVIA revelam que aproximadamente 90% da população brasileira se automedica, contribuindo para a alarmante estatística de 4,95 milhões de mortes no mundo, sendo 1,27 milhões diretamente relacionadas a infecções por bactérias resistentes (2019). Durante a pandemia de covid-19, houve um aumento significativo nas vendas de antimicrobianos, alcançando 228,3 milhões de unidades vendidas em 2022.

Em Goiás, os números são igualmente preocupantes, com o consumo de antimicrobianos atingindo a marca de 1.126.924,93 nos primeiros dois meses de 2024, conforme a pesquisa.