Maio Amarelo: SMM faz ação consciente em bares sobre álcool e direção

Secretaria de Mobilidade realiza ação em bar para conscientizar condutores sobre álcool e direção: atividade faz parte da campanha Maio Amarelo e ocorre nesta quinta-feira (16/5) em bar localizado na T-4, no Setor Serrinha, em Goiânia

Atividade ocorre nesta quinta-feira (16/5) em bar localizado na T-4, no Setor Serrinha, em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), realiza nesta quinta-feira (16/5) mais uma ação da Campanha Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “A paz no trânsito começa por você”. Nesta semana, a pasta trabalha para conscientizar condutores que álcool e direção não combinam, por isso, agentes de trânsito conversarão diretamente com os motoristas dentro de um bar, localizado no Setor Serrinha, na capital.

Para o titular da SMM, Marcelo Torrubia, este ano o diálogo é direto com condutores, pedestres e motociclistas. “Nossos agentes estão realizando ações ao longo do mês diretamente com as pessoas, explicando de forma educativa os riscos de dirigir embriagado e exceder o limite de velocidade. Nós queremos essa proximidade para realizar uma campanha humanizada”, explica.

Marcelo detalha que estudos médicos demonstram os mais variados sintomas no corpo humano após a ingestão do álcool, entre eles estão a diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, visão e audição alteradas, falta de atenção, perda de reflexo e sonolência. “Queremos conscientizar o condutor de que ele pode se divertir, mas no trânsito é necessário responsabilidade e, para isso, tem o motorista da rodada, carros por aplicativo e táxis. Precisamos incentivar essas alternativas quando a pessoa for ingerir bebida alcoolica”, relata.

“Levaremos ao local os óculos que simulam embriaguez como forma concreta de mostrar que os reflexos são comprometidos”, acrescenta Torrubia, ao enfatizar que esse tipo de campanha é atemporal e seguirá ao longo do ano. “O fator ingestão de álcool e direção ocorre durante todo o ano e vamos dar continuidade neste trabalho, o foco da Prefeitura de Goiânia é garantir a vida e a segurança no trânsito”, completa.

Lei Seca X Estatísticas
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran Goiás), por meio das blitzes da Balada Responsável, 751 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em 2022, já em 2023 o número é de 743, e 315 de janeiro a abril deste ano. O levantamento também revela o número de condutores que recusaram o teste do bafômetro, 4.659 em 2022, 4.806 em 2023 e 1.654 de janeiro a abril deste ano. “São números alarmantes para nossa cidade, e devemos trabalhar esse tema não apenas no Maio Amarelo, mas de forma perene”, destaca Torrubia.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. Dirigir sob efeito de álcool é, de acordo com o Art. 165 do Código do CTB, uma infração gravíssima. Fazendo o teste de bafômetro, ou a autoridade de trânsito constatando a embriaguez, o motorista é penalizado com multa de R$ 2.934,70. Além disso, pode ter suspenso o direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no espaço de tempo de um ano, a multa é dobrada, ou seja, chega a R$ 5.869,40.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a estimativa da contribuição do álcool para óbitos relacionados a sinistros (acidentes) de trânsito é de 36,7% vinculados a pessoas do sexo masculino e 23% a pessoas do sexo feminino.