A seriedade no rosto do senhor Iron Vidal não escondeu a satisfação e a responsabilidade ao receber o Título de Domínio (TD) da parcela onde vive há 17 anos no assentamento Cachoeira Bonita, em Caiapônia, região oeste de Goiás.
“A gente agora trabalhará com mais felicidade sabendo que está plantando no que é nosso”, afirmou. O senhor Iron é um dos 93 agricultores assentados a receber nesta tarde (15/4), em Goiânia, o documento que garante a posse definitiva da terra.
Feliz também está dona Elizete Moreira de Lima Costa, do assentamento Tchê, em Itaberaí, região noroeste do estado. “Com 70 anos, ainda capino, planto mandioca, milho, arroz e hortaliças”, relatou.
Durante a entrega dos documentos, os assentados ouviram algumas explicações sobre as responsabilidades dos assentados titulados. O engenheiro agrônomo do Incra Goiás, Lawrence Ribeiro Espinosa, explicou sobre a importância da preservação ambiental e sobre as penalidades cabíveis quando é detectada alguma infração.
O chefe do Serviço de Infraestrutura do Incra Goiás, Jandilson de Morais Oliveira, informou o passo a passo para que o assentado titulado possa encerrar seu vínculo com o Incra, desde como requerer pagamento do título até a fase de solicitar a baixa de cláusulas.
Histórico – Mesmo com o corpo técnico reduzido em função das aposentadorias, o trabalho do Incra tem sido retomado em várias áreas de atuação, como pagamento de crédido e regularização fundiária, além da titulação. Em 2023, foram entregues 661 títulos de dominío, e até o momento, em 2024, 320.
Deixar uma Resposta