Para Rogério antecipar rastreamento do câncer de mama preserva vidas

Prefeito Rogério Cruz destaca pioneirismo de Goiânia em antecipar rastreamento do câncer de mama a partir dos 40 anos: prefeitura conclui mais um ciclo de capacitação para que profissionais do município possam identificar precocemente possíveis casos da doença

Evento no Hospital e Maternidade Dona Iris nesta quinta-feira (31/8), marcou o início de um projeto pioneiro no Brasil para rastreamento da doença a partir dos 40 anos. Projeto integra o Goiânia Sempre Rosa, programa lançado nesta gestão

Priorizando a promoção da saúde das mulheres, o prefeito Rogério Cruz participou, nesta quinta-feira (31/8), da conclusão da capacitação de profissionais de saúde do município para a detecção precoce do câncer de mama. O evento, que ocorreu no Hospital e Maternidade Dona Iris, contou com a participação de médicos e enfermeiros que participaram da formação, da primeira-dama Thelma Cruz e do secretário municipal, Durval Pedroso.

A capacitação, segundo o prefeito Rogério, reforça o compromisso da atual gestão municipal com o Goiânia Sempre Rosa, programa lançado nesta gestão que garante o acesso das mulheres aos serviços de saúde. “A partir dessa iniciativa, a nossa rede de acolhimento contará com mais 40 profissionais aptos a identificar possíveis casos da doença”, disse.

A capacitação foi direcionada a médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O ciclo visa aprimorar os protocolos e agilizar o acesso a exames fundamentais, como a mamografia e ultrassonografia de mama. Com a formação, 100% da rede de Goiânia está preparada para o diagnóstico do câncer.

O evento foi marcado pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos sistemas públicos mais robustos e inclusivos do mundo. Rogério Cruz compartilhou com os formandos o processo de tratamento e cura da doença vivenciada por sua mãe, Marizes Cruz.

“Ela foi diagnosticada com câncer de mama ainda no início da doença e passou pelo tratamento. Com o apoio de profissionais como vocês, ela foi curada. Por isso, é motivo de orgulho participar desse momento que prepara as pessoas para cuidar das pessoas” disse. “E tudo isso é possível porque temos um sistema único de saúde abrangente e robusto, que se fortalece a cada dia”, acrescentou.

Secretário de Saúde da capital, Durval Pedroso também defendeu o SUS e as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Goiânia para melhorar os serviços de Atenção Primária. A primeira-dama Thelma Cruz comentou sobre os resultados conquistados no programa Goiânia Sempre Rosa, como a capacitação dos profissionais, e reforçou a importância dos “trabalhos sociais para ampliar a rede de proteção à saúde das mulheres”.

A melhoria do sistema público de saúde também foi defendida pelo médico Ivo Santos Souza, que atua na USF Vila Mutirão e participou da formação. “A capacitação foi muito esclarecedora e Goiânia está sendo pioneira no rastreamento do câncer de mama a partir dos 40 anos. Isso é um marco para quem defende saúde pública de qualidade”, disse.