Equipes percorrem principais pontos da capital, com respaldo da Guarda Civil Metropolitana (GCM), para auxiliar famílias e indivíduos em situação de rua. Serviço funciona ininterruptamente e realiza entrega de cobertores, escuta qualificada e fortalecimento de vínculos sociais
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), conta com equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que percorrem as regiões da cidade no período da madrugada. O serviço funciona todos os dias, ininterruptamente, em regime de plantão, e atende pessoas em vulnerabilidade social que utilizam o espaço público como refúgio ou trabalho.
“A iniciativa reforça o compromisso em buscar soluções para a problemática da população em situação de rua, por meio da integração entre diferentes órgãos e instituições sociais”, pontua a secretária Maria Yvelônia. No último dia 14/06, na sede da secretaria, os coordenadores das unidades de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Núcleos de Assistência Social (NAS) receberam cobertores, que já estão sendo redistribuídos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelas instituições.
Em média, são realizadas cerca de 40 a 50 abordagens diárias. O Seas é parte integrante do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Por meio dele, é feito o encaminhamento para o Centro Pop, além de providenciar documentação, direcionamento para comunidades terapêuticas, casas de passagem, equipes de saúde e assistência social. Também são distribuídas refeições em locais específicos como a Praça Joaquim Lúcio, Vila Abajá e a sede do Centro Pop, situada na Alameda Botafogo, número 68, Setor Central.
Neste período, onde há registro de queda de temperatura, as equipes do Seas entregam cobertores em pontos como a região do setor Campinas (Praça Joaquim Lúcio e Igreja Matriz), Vila Abajá, região da 44 e Avenidas Independência e Goiás, no setor Central.
O Centro Pop disponibiliza trabalho técnico para análise das demandas, orientação e encaminhamento aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas que possam contribuir para a autonomia, inserção social e proteção às situações de violência. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Em 2022, cerca de 1.955 pessoas foram atendidas na instituição, com total de 64.088 serviços prestados.
O trabalho recebe apoio eventual da Guarda Civil Metropolitana (GCM), quando há necessidade de suporte específico para as demandas a serem atendidas. O serviço de abordagem social conta com mais de 20 servidores disponibilizados em equipes multiprofissionais formadas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.
“A Sedhs não mede esforços para atender as demandas do Prefeito Rogério Cruz, junto à secretária Maria Yvelônia, a fim de levar cobertores, apoio e conforto às pessoas. O frio realmente dói e a vulnerabilidade precisa ser vencida, por meio de atitudes de generosidade e políticas públicas eficazes”, pondera Marcos Prado, gestor da Gerência Especializada para População em Situação de Rua.
Deixar uma Resposta