Adriano Ferreto é nomeado para Superintendência LGBTQIA+

Adriano Ferreto assume superintendência LGBTQIA+ na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA): ele foi o primeiro assessor especial de Diversidade Sexual da Prefeitura de Goiânia, nomeado em 2013, com trabalho reconhecido por organismos internacionais

Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na noite desta terça-feira (11/04). Decisão veio após gestão ouvir membros da comunidade que defenderam um nome mais identificado com a causa para desempenho das funções. Ele foi o primeiro assessor especial de Diversidade Sexual da Prefeitura de Goiânia, em 2013, com trabalho reconhecido por organismos internacionais. Entre ações desenvolvidas à época, está o maior programa de capacitação de servidores em direitos humanos. Antecessor, John Maia Gomes será conduzido a cargo no Centro Pop, e colocará sua experiência a serviço do atendimento da população em situação de rua na capital, uma das prioridades do prefeito Rogério Cruz no setor social

O prefeito Rogério Cruz nomeou o publicitário e ativista Adriano Ferreto para o cargo de superintendente LGBTQIA+, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA). O anúncio veio após diálogo com a comunidade, que pediu um nome identificado com a causa para assumir a função.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na noite desta terça-feira (11/04). Adriano Ferreto foi o primeiro assessor especial de Diversidade Sexual da Prefeitura de Goiânia, nomeado em 2013, com trabalho reconhecido por organismos internacionais. Entre as ações desenvolvidas à época, estão o maior programa de capacitação de servidores para as questões da diversidade na capital.

Foi também durante a gestão de Adriano que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) se tornou a primeira agência de segurança do Brasil a incluir em seus boletins a opção de homofobia, lesbofobia e transfobia no campo de “motivo do crime”. Os agentes também passaram a receber módulos de treinamento em direitos humanos dentro do programa de formação continuada.

Atualmente, Adriano está à frente do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, onde executa o maior programa cultural LGBTQIAPN+ do País, o Circuito Cultural Goiânia de Todas as Cores. A iniciativa movimenta a cena cultural e oportuniza a artistas do segmento condições de trabalho e acesso a políticas culturais do município.

A escolha por Adriano Ferreto ocorre após a gestão municipal recuar, nesta terça-feira (11/04), da nomeação do ex-presidente do Grêmio Estudantil Marco Antônio Dias Batista, do Lyceu de Goiânia, Guilherme Silva, para o cargo. Lideranças LGBTQIA+ levantaram questionamentos que inviabilizaram a escolha.

O município também esclarece que o antigo titular da Superintendência LGBTQIA+, John Maia Gomes, conduziu os trabalhos da área de forma exemplar, e deixa o cargo para assumir nova missão a ele confiada pelo prefeito Rogério Cruz. Será conduzido, nas próximas semanas, a cargo no Centro Pop, e colocará sua experiência a serviço do atendimento da população em situação de rua na capital.

De acordo com a análise do gabinete do prefeito, John Maia trouxe contribuições importantes com as atividades desenvolvidas na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Ao longo de sua trajetória, sempre se dispôs a auxiliar moradores em situação de rua, uma identificação pessoal, sempre tendo em vista o acolhimento das famílias sem teto. A gestão pretende dar atenção especial a essas ações, e o cargo será construído a partir de reorganização administrativa interna da pasta.