Equipamentos serão utilizados para ampliar segurança em diversos pontos como parques e praças, prédios públicos, e áreas sensíveis da cidade, como pontos de alagamento. Monitoramento será feito pela Defesa Civil, Mobilidade e Segurança Pública. “Neste momento, estrutura aguarda instalação de energia por parte da Equatorial”, afirma titular da Sictec, Hemmanoel Feitosa
A Prefeitura de Goiânia trabalha na implantação de cerca de 200 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade. O projeto inclui a instalação de 280 quilômetros de rede de fibra óptica para garantir a conectividade dos equipamentos. Deste total, 188 km já foram executados.
São 48 km de fibra backbone 48FO, e 140 km de fibra distribuição 04FO. “Neste momento, estrutura que engloba 200 câmeras aguarda instalação de energia por parte da Equatorial”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), Hemmanoel Feitosa, pasta responsável pelo projeto de cercamento eletrônico, o Muralha Digital.
Hemmanoel Feitosa aponta que a prefeitura investe em tecnologia para o monitoramento da cidade, e detalha que imagens serão acompanhadas por uma central de controle.
O monitoramento de cerca de 250 câmeras 360º será feito por diferentes pastas, a fim de garantir a segurança dos goianienses. O equipamento também será utilizado para acompanhar o BRT Norte – Sul, bem como vai auxiliar no controle de ações no trânsito e na segurança pública.
O gerente do Centro de Controle Integrado (CCI), Raphael Moreno, detalha que cinco câmeras já estão ativadas, sendo quatro localizadas no Parque Flamboyant, e uma na Rua 1.018. “Elas serão utilizadas pela Defesa Civil para monitorar nível de água da Marginal Botafogo, por exemplo, e outras áreas de alagamento”, afirma. O objetivo é reforçar a segurança dos prédios e aparelhos públicos por meio do constante monitoramento.
O projeto de monitoramento inclui os parques Macambira Anicuns, da Vizinhança, Bernardo Elis I e II, Vaca Brava, Cascavel e Flamboyant; praças do Cruzeiro, do Trabalhador, do Violeiro, Cívica, do Moreirinha, do Parque Amazônia, do Sol, Tamandaré, do Ipê, das Mães e Universitária.
Também será feito o monitoramento de 30 prédios públicos, incluindo sede do Procon Goiânia, secretarias municipais de Mobilidade, de Cultura, Imas, além de todos os Cais, que terão câmera externa para acompanhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Tecnologia
O prefeito Rogério Cruz, acompanhado de auxiliares, participa, até sexta-feira (24/03), do Smart City Expo Curitiba. O Evento tem como objetivo conectar ideias e promover soluções em tecnologia para as cidades. “Buscamos essa sintonia com iniciativas para transformar Goiânia em um ambiente mais inteligente, humano e sustentável”, assinala.
Para Rogério Cruz, o encontro é uma oportunidade de conhecer o que há de mais inovador em cidades inteligentes, e realizar o intercâmbio de ideias que podem auxiliar a capital na reformulação do projeto local, que engloba o monitoramento, já em fase de desenvolvimento pela Sictec, dentre outras iniciativas.
“É importante a nossa presença neste evento internacional, que reúne ideias e projetos já validados. Goiânia vem se preparando, a cada dia, para se tornar uma cidade inteligente, e não ficará para trás na área de tecnologia”, destaca o prefeito durante entrevista à CBN Curitiba, nesta quarta-feira (22/03).
Deixar uma Resposta