Técnicos da Prefeitura de Osasco viera conhecer Programa Mais Mulher

Representantes do município paulista intencionam criar iniciativas similares. Comitiva conhece estrutura física da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e projetos desenvolvidos pela pasta. “Renda Família Mais Mulher é referência para muitos municípios por promover justiça social”, diz prefeito Rogério Cruz

Com objetivo de conhecer as políticas públicas desenvolvidas para as mulheres pela Prefeitura de Goiânia, equipe da Prefeitura de Osasco, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo, visitou, nesta quinta-feira (23/02), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). A intenção principal da comitiva é receber informações acerca do programa Renda Família Mais Mulher, criado pelo prefeito Rogério Cruz em 2021, com propósito de promover assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência.

Assim que chegou a Goiânia, a equipe formada pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Osasco, Jorge Luis Cantagessi, secretária-executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade da Mulher de Osasco, Débora Lapas, e a gestora técnica de Políticas Públicas, Luciana Ribeiro, foi recebida pelo prefeito Rogério Cruz, pela primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, e a titular da SMPM, Tatiana Lemos. “Fico feliz em receber a equipe de técnicos de Osasco, pois o Renda Família Mais Mulher já é referência para muitos municípios e promove justiça social em Goiânia”, diz o prefeito.

Logo após a reunião no Paço Municipal, a comitiva foi conhecer a estrutura física da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e os projetos devolvidos pela pasta. A secretária Tatiana Lemos apresentou os dados e etapas de criação do programa Renda Família Mais Mulher. A equipe fez uma pesquisa e encontrou Goiânia como a capital referência em políticas públicas para as mulheres.

“Nas pesquisas realizadas, vimos que o Renda Família Mais Mulher foi o programa que mais ajudou as mulheres em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de Covid-19. Queremos implantá-lo em Osasco, além de outros projetos que são desenvolvidos em Goiânia que também são referência no enfrentamento da violência contra mulheres”, explica a secretária-executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade da Mulher de Osasco, Débora Lapas.

A secretária da Mulher de Goiânia, Tatiana Lemos, ressalta que a Prefeitura de Goiânia estará sempre à disposição da Prefeitura de Osasco para implantação de qualquer programa que vise atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. “É muito importante as prefeituras terem essa preocupação com as políticas públicas para as mulheres. O mais satisfatório é saber que Goiânia se tornou a capital referência no assunto, e que o Programa Renda Família Mais Mulher ficou conhecido em todos os lugares do Brasil”, enfatiza.

Renda Família Mais Mulher
O Renda Família Mais Mulher é o primeiro auxílio financeiro destinado exclusivamente a mulheres que residem em Goiânia e estejam em situação de vulnerabilidade social. O benefício é pago a mulheres enquadradas em, pelo menos, uma das seguintes situações: Perderam o emprego e renda; Trabalhadoras informais, autônomas e microempreendedoras individuais; Mulheres recém-saídas de abrigamentos; Mulheres com medidas protetivas em situação de abrigamento; Mães solo (inteiramente responsáveis pela criação dos filhos, sem ajuda do pai, a partir de 16 anos de idade).