Quatro mulheres foram eleitas para o cargo de deputada estadual em Goiás. A bancada goiana perde Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB) para a Câmara dos Deputados. Com a 100% dos votos apurados o Parlamento goiano dobra a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e renova mais da metade das 41 cadeiras da Casa. A renovação impressiona pelo número de parlamentares novatos eleitos, inclusive as mulheres. Dos eleitos, 22 são novatos e 19 retornam à Casa Legislativa. A renovação é maior do que a registrada em 2018, quando 20 novatos entraram no Legislativo estadual.
Confira a lista dos 41 deputados estaduais eleitos:
1 – Bruno Peixoto (UB)
Chega ao quarto mandato no Legislativo goiano, todos em sequência, desde 2010. Antes, o goianiense de 48 anos já havia sido eleito vereador da capital duas vezes (2004 e 2008). É sua primeira eleição pelo União Brasil, ao qual se filiou em abril.
2 – Lucas do Vale (MDB)
O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (MDB), conquista uma importante vitória ao eleger seu filho, Lucas do Vale à Assembleia Legislativa – natural de Rio Verde, médico e com 33 anos.
3 – Lucas Calil (MDB)
Aos 34 anos, o parlamentar goianiense chega ao terceiro mandato na Assembleia Legislativa, onde começou sua trajetória política. Tem base eleitoral na Grande Goiânia e já foi filiado ao PSL (hoje UB, depois de fusão com o DEM) e o PSD.
4 – Issy Quinan (MDB)
Ex-prefeito de Vianópolis, município da região da Estrada de Ferro a 95 quilômetros de Goiânia, ele chega a seu primeiro mandato como deputado estadual. O goianiense de 44 anos é reconhecido como um político bem articulado.
5 – Antônio Gomide (PT)
Chega ao segundo mandato consecutivo na Assembleia, desta vez como o grande puxador de votos do PT, o que ajudou no aumento da bancada do partido. Ex-prefeito de Anápolis por dois mandatos, ele tem 62 anos, é cirurgião-dentista e natural de Goianésia.
6 – Lineu Olimpio (MDB)
Goiano de Jaraguá, o emedebista tem é pai de três filhas e ex-prefeito de Jaraguá por duas gestões. O empresário de 61 anos foi presidente das Centrais de Abastecimento (Ceasa) no governo de Ronaldo Caiado até o ano passado.
7 – Amauri Ribeiro (União Brasil)
O parlamentar é agropecuarista e conquista o segundo mandato na Assembleia Legislativa. Foi vereador pela cidade de Piracanjuba em 2008 e nas eleições de 2012 foi eleito prefeito do município. Amauri sempre teve seu nome envolvido em polemicas e sua reeleição já era esperada pelo seu protagonismo.
8 – Bia de Lima (PT)
Líder Sindical, Bia de Lima chega a seu primeiro mandato na Assembleia. A eleita sempre lutou pela classe trabalhadora e é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).
9 – Vivian Naves (PP)
Primeira-dama de Anápolis. Essa foi sua primeira participação em uma eleição. Elegeu-se defendendo a bandeira do social.
10 – Clécio Alves (Republicanos)
Está em um mandato de vereador em Goiânia. É formado em Direito e Arquitetura, e é empresário no setor de Construção Civil.
11 – Amilton Filho (MDB)
Anapolino. Foi vereador na cidade, conquistou uma cadeira na Alego em 2018 e agora conquista a reeleição.
12 – Major Araújo (PL)
Com a vitória nestas eleições ele garantiu o seu quarto mandato de deputado estadual. Ele é formado em Direito.
13 – Delegado Eduardo Prado (PL)
Reeleito para o cargo. Este será o segundo mandato do delegado, que antes já ocupou o cargo de vereador de Goiânia.
14 – Cairo Salim (PSD)
Ele é advogado, teólogo e empresário. Ele foi eleito pela primeira vez em 2018, agora conquista a reeleição.
15 – Charles Bento (MDB)
Foi reeleito e vai para o terceiro mandato de deputado estadual. É empresário ligado ao segmento de Formação de Condutores.
16 – Paulo Cezar Martins (PL)
Se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 2006. Com a vitória conquistada agora, ele vai para o quinto mandato consecutivo.
17 – Thiago Albernaz (MDB)
O parlamentar é economista e vai para o segundo mandato na Alego
18 – Mauro Rubem (PT)
O vereador por Goiânia, o sindicalista já foi deputado estadual por três mandatos, entre 2003 e 2014. Agora ele volta para o Legislativo estadual.
19 – Lincoln Tejota (UB)
Atual vice-governador do estado, volta a Alego. Ele já ocupou o cargo por dois mandatos, entre os anos de 2011 e 2018.
20 – Talles Barreto (UB)
Deputado está no terceiro mandato e conquistou a reeleição. Ele já foi líder do governo durante a gestão de Marconi Perillo em 2015.
21 – Wagner Neto (PRTB)
Natural de Itapuranga. Está em seu primeiro mandato de deputado estadual e agora é reeleito para mais 4 anos.
22 – Ricardo Quirino (Republicanos)
Líder partidário, já exerceu a função de presidente do seu partido no Estado e na Capital. Esse será o seu primeiro mandato.
23 – Veter Martins (Patriota)
Empresário e natural de Aparecida de Goiânia. Ele já concorreu a prefeitura da cidade. Esse será seu primeiro mandato na Casa.
24 – Wilde Cambão (PSD)
Empresário. Sua base eleitoral é Entorno do DF / Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama. Já é deputado e conquistou a reeleição.
25 – Gustavo Sebba (PSDB)
Médico e um político. Natural de Catalão. Está em seu segundo mandato e venceu a disputa para a reeleição.
26 – André do Premium (Avante)
Natural de Santo Antônio do Descoberto, é empresário e, aos 39 anos, chega para primeiro mandato na Alego.
27 – Anderson Teodoro (Avante)
Eleito pela primeira vez para a Alego, Teodoro se lançou candidato como aposta da base governista para representar a região de Águas Lindas de Goiás e Entorno do Distrito Federal.
28 – Virmondes Cruvinel (UB)
Formado em Direito pela UFG, ele foi reeleito deputado estadual. Vai para o seu segundo mandato.
29 – Jamil Calife (PP)
Médico, Jamil Sebba Calife é presidente no Hospital Nasr Faiad e chega para o primeiro mandato na Alego.
30 – Henrique Cesar (PSC)
Apesar de não ter repetido o feito de ter sido o mais bem votado na eleição anterior, Henrique Cesar foi eleito com massivo apoio da igreja evangélica.
31 – Karlos Cabral (PSB)
Oficial de Justiça por carreira, o parlamentar é natural de Rio Verde e irá para seu terceiro mandato.
32 – Júlio Pina (PRTB)
Representante de Senador Canedo, o parlamentar vai para seu segundo mandato
33 – Renato de Castro (MDB)
Já exerceu mandato na Alego após eleição de 2014, pelo PT. Dois anos depois trocou o partido pelo então PMDB para, no mesmo ano, renunciar ao mandado e disputar – e vencer – eleição para prefeitura de Goianésia.
34 – Coronel Adailton (PRTB)
Iniciou a 19ª Legislatura da Alego como único representante do Partido Progressistas, mas trocou o partido pelo PRTB e conquistou o segundo mandato.
35 – Alessandro Moreira (PP)
Natural de Anápolis, é empresário e vem para seu primeiro mandato na Alego.
36 – Dr. José Machado (PSDB)
Machado é médico e aposta na pauta da saúde para o primeiro exercício como deputado.
37 – Gugu Nader (Agir)
O itumbiarense Gugu Nader, que foi 2º colocado nas eleições para a prefeitura de Itumbiara em 2020, ganhou uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com o enfoque na cidade natal.
38 – Zeli (PRTB)
Com mais de 35 anos de vida profissional estabelecida em Valparaíso de Goiás, Zeli foi eleita para deputada estadual. Empresária e odontóloga, é fundadora do município, que possui 27 anos de emancipação política. Ao lado de Pábio Mossoró, Zeli é responsável pelo crescimento econômico do município, com atuação na infraestrutura, geração de empregos.
39 – Rosângela Rezende (Agir)
Filha do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Mineiros – Agenor Rezende —, Rosângela Rezende foi eleita uma das 41 vagas para a Alego
40 – Cristiano Galindo (Solidariedade)
Presidente do Gabinete de Operações de Emergência da Covid-19 (Goe), Cristiano Galindo atuou durante a Festa de Trindade
41 – Cristóvão Tormin (Patriota)
Ex-prefeito de Luziânia, Cristiano Tormin conquistou uma das 41 vagas da Alego neste ano.
Deixar uma Resposta