Caiado está reeleito em primeiro turno com 51,81% dos votos válidos em Goiás

Com 51,81% do votos válidos Ronaldo Caiado vence eleição emblemática e quebra tabu na história política goiana ao ser reeleito no primeiro turno

O atual governador de Goiás e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil) venceu as eleições estaduais com 51,81% dos votos válidos. Ele desbancou Gustavo Mendanha (Patriota), seu principal adversário no pleito, que registrou apenas 25,28%; Major Vitor Hugo (PL) que recebeu 14,83% e Wolmir Amado (PT) com apenas 6,97% dos votos válidos. Os candidatos Cintia Dias (PSOL), Edigar Diniz (Novo), Antonio Jorge (DC), Vinícius Paixão (PCO) e Professor Pantaleão (UP), também pleitearam o cargo, mas não tiveram adesão eleitoral significativa do eleitorado goiano.

A reeleição em primeiro turno de Caiado quebra tabú histórico da política goiana ao se tornar o primeiro candidato em exercício a vencer no primeiro turno em Goiás. “Caiado tem um protagonismo nacional com essa vitória histórica e ganha relevância no cenário político nacional e deve olhar para fora de Goiás em uma futura candidatura à presidência da República. Caiado teve uma sucessão de vitórias que o levou à vitória no primeiro turno em Goiás”, destaca o especialista em Direito Eleitoral, advogado Diogo Crossara, que participou das apurações transmitidas ao vivo pela Agência Brasil Central (ABC) diretamente da Praça Cívica em Goiânia.

Para apoiadores e cientistas políticos a vitória relevante de Caiado deve ser reconhecida e valorizada no cenário nacional, independente do resultado das eleições nacionais. O secretário administrativo e um dos braços direitos de Caiado, Adriano Rocha Lima, disse que a vitória é fruto de ações importantes e muito trabalho em todo o estado, além do compromisso com o dinheiro público. “Apesar de ter recebido a máquina pública com situação fiscal ruim, recuperamos o Estado com resultados positivos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, enfim, muita responsabilidade”, disse Adriano.

Para os próximos quatro anos, Adriano Rocha Lima destacou que apesar do trabalho e das dificuldades, Ronaldo Caiado tem energia e vocação para o serviço público e fará uma gestão de serviços e ações simples e efetivas nos próximos quatro anos.

Primeiro pronunciamento

Assim que a vitória foi confirmada pelas urnas, Ronaldo Caiado cumprimentou a população e deu entrevista a jornalistas no QG montado para transmissão ao vivo das apurações. Em sua primeira aparição pública depois da confirmação de 51,74% de aprovação do eleitorado goiano, o Governador enfatizou que a vitória não foi dele, mas sim da população goiana. “Essa é uma vitória do povo goiano que reconheceu uma gestão quer respeita o dinheiro público. E hoje vivemos um fato histórico, superando crise fiscal e pandemia e a população respondeu nas urnas a aprovação do nosso programa de Governo. Vou começar meu segundo mandato amanhã mesmo, e não no dia 2 de janeiro”, completou.

O candidato reeleito pontuou ainda que: “Essa é uma vitória dos mais vulneráveis é a vitória dos servidores da educação, das forças de segurança pública, é a saúde regionalizada em mais de 23 cidades com leitos de UTI e atendimento de alta complexidade. É mais do que isso, é a integração e Goiás com Minas, Bahia, Tocantins por meio de rodovias e muito pavimentação asfáltica em todos os cantos de Goiás. Romperemos no segundo mandato o ciclo da pobreza em Goiás. Essa é minha meta de vida. Acredito na educação e no resgate dos humildes em Goiás”, comentou Caiado no meio do povo.

O chefe do Poder Executivo lembrou e agradeceu o apoio de apoiadores de primeiro escalão e reconheceu a importância de órgãos fiscalizadores no processo eleitoral. “Não posso deixar de agradecer ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, que junto à Alego superou obstáculos e nos ajudou a colocar Goiás em pleno avanço fiscal. Agradeço os deputados estaduais, federais, poder judiciário, MP, tribunais de conta e defensoria pública”, agradeceu Caiado.