“Municipalização e regionalização da saúde básica é o primeiro passo para construir um atendimento humanizado”, diz Fabianne Leão

A candidata a deputada federal, Fabianne Leão (PP) promete reajustar o repasse do SUS aos municípios, subsidiar ações básicas de atenção à saúde pública e construir clínicas de Hemodiálise em cidades geograficamente consideradas ‘polo’ regional

A candidata a deputada federal pelo PP, Fabianne Leão, ressalta a importância da escolha do voto popular para eleger os ocupantes das 513 vagas na Câmara Federal, em Brasília. “Os eleitos deverão trabalhar para eleger representantes do povo brasileiro, e principalmente da população goiana e inhumense. Porque nosso interesse é dar continuidade à tradicional representatividade política da Goiabeira como fez Roberto Balestra por sete mandatos”, enfatizou a candidata, que também é vice-prefeita de Inhumas.

A médica Fabianne Leão é conhecida em Inhumas pela sua atuação na área da saúde, pela excelente atuação como secretária de Saúde e pela atuação efetiva e solidária enquanto vice-prefeita.  Diga-se de passagem, a candidata já faz parte da história política de Inhumas por ser a primeira mulher a assumir a pasta da saúde e o cargo de vice-prefeita.

A candidata foi escolhida pelo PP do ex-deputado federal, Roberto Balestra, por vários motivos, o principal deles é a necessidade de promover uma sucessão responsável. Atualizada e moderna que respeite e mantenha a tradicional representatividade de Inhumas no Parlamento federal. “Fabianne é sem dúvida, o nome mais viável para dar seguimento ao trabalho iniciado por mim há sete mandatos, só que ela é uma versão melhorada, moderna e conectada com a atualidade. A política é a mesma, mas a forma de fazer política mudou. É preciso acompanhar a evolução do mundo, da tecnologia e da ciência para promover uma gestão eficiente e inovadora sem perder as raízes”, pontua Balestra.

Durante entrevista concedida ao programa Linha Viva da TV Capital, Fabianne lembra que sua primeira atuação na administração pública foi em 2017, como secretária de saúde na gestão do ex-prefeito Abelardo Vaz e a partir de então passou a se dedicar ainda mais ao serviço social com responsabilidade e respeito. “Foi um desafio maravilho! Porque a gente tem o pré-conceito sobre política, e a tendência é pensar que vamos nos misturar em meio à lama do processo público. Mas, aprendi que podemos ser uma flor de Lótus e florescer em meio ao caos”, comentou.

Segundo a candidata, durante sua gestão na secretaria de saúde descobriu que é possível executar verdadeiras políticas públicas voltadas diretamente ao cidadão. “Colocamos em execução vários serviços diretos à população, diminuindo o clientelismo e criamos o programa ‘UBS Estendida’, com atendimento das 6 horas até meia-noite. Em 2018, o ex-ministro Ricardo Barros que levou nossa iniciativa para o Brasil. Portanto, o programa pioneiro de Inhumas foi acolhido pelo Governo Federal hoje está presente em todos os estados brasileiros como ‘UBS Zero Horas’. Essa foi uma das grandes conquistas da nossa atuação na saúde de Inhumas”, destacou Fabianne Leão.

“A municipalidade é o caminho de alavancar projetos e processos de impacto direto em benefício do serviço público em todas as áreas, especialmente na saúde, na economia, na infraestrutura e na educação”, ressalta a candidata que está de olho no voto dos mais de 60% de eleitores indecisos que ainda não decidiram seus votos para candidatos a deputado estadual e federal.

Para Fabianne, o melhor caminho de fazer chegar políticas públicas efetivas até os municípios com programas de custeio de incentivo à ações locais e municipalistas, a exemplo da saúde pública por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja tabela não reajusta há 34 anos. “Isso impacta diretamente na vida da população, porque o prefeito não consegue ofertar serviços com a atual contra partida do Governo Federal que vem dos impostos. Então, é preciso corrigir o erro lá em cima para dar subsídio de execução real de ações programas de acesso à saúde pública de qualidade para que os prefeitos apliquem nas principais áreas de atendimento básico”, diz a candidata que pretende aplicar novos métodos de aplicação e complementação subsidiária na Câmara Federal, especialmente, na correção dos repasses municipais.

Questionada sobre o deslocamento de pacientes dos mais distantes municípios do interior de Goiás para sessões de hemodiálise em Goiânia, e sugerindo a criação de clínicas de hemodiálise em cidades localizadas estrategicamente em diferentes regiões do estado, Fabianne adisse que esta iniciativa é uma prioridade prevista em seu plano de governo. “Nosso plano é regionalizar os serviços básicos e fundamentais na saúde pública para diminuir as filas de espera e atendimentos, hoje centralizados em Goiânia”, afirmou Fabianne Leão.

Para concluir o assunto, a candidata lançou mão de sua experiência de campo como médica para inserir em seu plano de ação, a formatação de um estudo local das cidades ‘PÓLO’ dentro do mapeamento logístico e geográfico para regionalizar os tratamentos de hemodiálise no estado. “Nosso compromisso com os pacientes renais crônicos vem de longa data. Porque há vários anos eu tenho e mantenho uma relação estreitada e humanizada com os pacientes de hemodiálise por meio da clínica Premium, a qual eu presto serviço voluntário há muito tempo. E uma das filosofias da instituição é trata-los com amor incondicional para que não fiquem fragilizados emocionalmente além da fragilidade física. A regionalização desses atendimentos vai garantir mais qualidade de vida a esses pacientes para diminuir o desgaste físico no deslocamento e a ociosidade mental causada pelos efeitos da hemodiálise”, completou Fabianne.

Assista a entrevista na íntegra: