A Secretaria Municipal de Saúde de Iaciara conta com um plano estratégico de ação para a saúde pública ao longo do ano de 2022. Dentre as ações previstas para este ano, destaque para a implantação de uma nova unidade de saúde local e a reforma e ampliação de pelo menos duas unidades já existentes. De acordo com a secretária de saúde, Iévora Aparecida Pereira Lima, a prefeitura está trabalhando para implantar mais um posto de atendimento do Programa Saúda da Família (PSF), em Iaciara.
Segundo Iévora, a documentação está em fase final de elaboração e deve ser encaminhada ao Ministério da Saúde no primeiro semestre deste ano. “A nossa demanda tem crescido muito e nossa estrutura já não comporta a demanda. Por isso, vamos enviar o projeto de instalação de uma nova unidade ao Governo Federal. Nossos relatórios estão prontos e estamos seguindo os critérios do Ministério da Saúde para apresentar o projeto”, relata a secretária.
Para melhorar a qualidade do atendimento ao público, a secretaria pretende reformar e ampliar pelo menos duas unidades de saúde este ano. Trata-se do PSF 2, localizado no setor São Pedro e o PSF 3, localizado na zona rural. De acordo com a secretária, as obras serão realizadas com verbas do Governo Federal com contrapartida do Governo Municipal.
Atualmente, o município conta um Hospital Municipal que oferece atendimentos de pequeno e médio porte. E três unidades de saúde de atendimento à família, sendo duas na cidade e uma na zona rural.
Sobre os atendimentos oferecidos nas unidades de saúde, tanto ambulatoriais, quanto eletivos, são realizados por agendamento o que reduz drasticamente o tempo de espera do paciente para consultas e exames. “No cotidiano, o tempo de espera varia entre 15 e 20 minutos, graças ao processo de agendamento implantado”, explica.
Além dos atendimentos de demanda livre a secretaria promove também campanhas e programas determinadas pelo Ministério da Saúde, como atendimentos a gestantes, crianças, hipertensos, e diabéticos com dias específicos. Além de campanhas de vacinação e prevenção, a secretaria oferece ainda atendimento domiciliar aos pacientes acamados e farmácia popular.
Hoje, o município conta com pelo menos um médico clínico geral em cada unidade de PSF e dois médicos no Hospital Municipal, sendo um clínico geral e um cirurgião geral para atendimentos de urgência e cirurgias eletivas. “Nosso hospital faz cirurgias de pequeno porte e oferece atendimento de urgência 24hs em regime de plantão”, afirma Iévora.
Vacinação
Em relação ao controle da pandemia da Covid-19, a secretária afirma que 64% da população já foi vacinada com a primeira dose e grande parte da população está sendo vacinada com a segunda e terceira. “Só não tomou a primeira e a segunda dose quem realmente não quis, porque disponibilizamos vacinas a contento para todos os habitantes”, afirma Iévora.
Sobre a vacinação de crianças de 5 a 12 anos, a secretaria acompanha as orientações do Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização assim que o Governo do Estado autorizar. “Vamos seguir as orientações do Estado e assim que for liberada a imunização o município vai aderir à campanha imediatamente”, esclareceu.
Deixar uma Resposta