Todos que sonham produzir um filme em 24 horas podem participar do festival. Para isso, basta fazer a inscrição de uma equipe de no mínimo duas pessoas até o dia 9 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do festival
O GO FILM Goiânia Film Festival acontece do dia 17 ao dia 21 de novembro, no cinema do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O festival estimula a criatividade e a produção cinematográfica por meio de um desafio, que será lançado no dia 9 de novembro às 18h. Nesse dia, as equipes inscritas descobrirão o tema, o objeto de cena e o plano que, obrigatoriamente, deverão seguir para a produção dos curtas em 24 horas.
Essa 5º edição do festival foi contemplada pelo Edital Nº 8/2023 Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo. Os interessados podem produzir filmes em ficção, animação ou documentário. Os vencedores serão agraciados com o troféu GO FILM e os filmes destacados poderão ser exibidos em diversos festivais parceiros, aumentando ainda mais a visibilidade internacional dos trabalhos.
De acordo com o diretor do GO FILM, Cristiano Sousa, o objetivo é superar todas as expectativas da edição passada. “Faremos essa segunda edição no mesmo ano, devido ao grande sucesso do evento. Foram mais de 70 filmes realizados em um único dia. Nesta 5ª edição o espaço de realização será no centro de Goiânia, oferecendo maior acesso ao evento que sempre teve o intuito de revelar e premiar novos talentos no audiovisual”, completa.
A cada nova edição, o GO FILM aumenta o número de participantes e consequentemente de filmes produzidos em 24 horas. Isso impacta diretamente a cadeia cinematográfica no Brasil, pois segundo levantamento feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), 312 curtas solicitaram o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), em 2023.
“Hoje com a super tecnologia dos smartphones qualquer pessoa pode produzir um filme de três minutos em 24 horas. É possível captar, editar, inserir efeitos e som na palma da mão. Então basta ter vontade, disponibilidade e com a ajuda de companheiros para produzirem algo interessante e que fará parte da história desses realizadores para sempre”, destaca Cristiano Sousa.
Todos os filmes entregues no prazo vão concorrer ao Prêmio de Júri Popular. Além disso, os produtores vão concorrer nas categorias: Melhor Curta Goiano (Júri), Melhor Curta Nacional (Júri), Melhor Curta Internacional (Júri) e Melhor Curta Convencional de filmes profissionais (Júri).
Deixar uma Resposta