Instituições estão entre as 150 escolas públicas de todo o estado que serão premiadas. Elas obtiveram melhores resultados em avaliação realizada em dezembro de 2022, com estudantes do 2º ano do Fundamental. Cerimônia de premiação será realizada no Palácio da Música Belkiss Spenziere, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, nesta quarta-feira (14/06)
Escolas municipais Moisés Santana, José Carlos Pimenta, Ary Ribeiro Valadão Filho, Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves e Luzia de Souza Fiuza serão reconhecidas como unidades de Goiânia vencedoras do Prêmio Leia, instituído através do Programa AlfaMais Goiás. A cerimônia de premiação será realizada no Palácio da Música Belkiss Spenziere, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, nesta quarta-feira (14/06).
As instituições obtiveram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizado em dezembro de 2022, com os estudantes do 2º ano do Fundamental. O município de Goiânia tem parceria com o Estado e faz parte do Programa AlfaMais Goiás, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, a partir dos componentes institucionais que norteiam suas ações. No total, 150 escolas públicas de todo o Estado receberão premiação no valor de 80 mil reais.
O diretor da Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho, no Residencial Aruanã II, Cláudio José da Silva, conta que a instituição recebeu com satisfação o resultado do prêmio. “Fomos a terceira melhor escola que alfabetiza em Goiânia, coroando um trabalho coletivo que iniciou antes da pandemia, e agora é possível colher os frutos. A esperança é que esse prêmio fortaleça ainda mais o trabalho pedagógico, com compra de materiais que darão estrutura ainda melhor para os profissionais da escola”, ressalta o diretor.
Prêmio Leia
O Programa AlfaMais Goiás tem como essência o regime de colaboração entre Estado e Municípios. O prêmio Leia Mais é uma das ações do Programa e busca estimular a prática pedagógica das escolas. É respaldado pela Lei de Incentivo à Premiação, n° 21.073, aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, em agosto de 2021.
De início, as instituições receberão 60% do prêmio. Para receberem o valor integral, é necessário que elas cumpram os seguintes critérios: manter os resultados positivos nas próximas avaliações, adotar uma unidade escolar da rede municipal e fazer um plano de ação técnico-pedagógico para garantir o avanço das escolas adotadas. Os recursos serão disponibilizados às escolas por meio dos Conselhos Escolares, seguindo a legislação vigente.
Deixar uma Resposta